CERTIFICAÇÕES

Empresa homologada pelo Inmetro e Denatran.

Somos um empresa homologada pelo Inmetro e Denatran para fabricações de trailers, carrocerias e transformações de veículos para food trucks e motorhomes.

Possuímos os CATs (Comprovante de Capacitação Técnica) e CCTs (Certificado de Capacitação Técnica) para os produtos que fabricamos.
Todos os nossos trailers saem de fábrica com nota fiscal e número do chassi gravado no trailer e cadastrado no sistema BIN (Base de Índice Nacional) do Denatran, sendo assim os mesmos legalizados para emplacamento e documentação (CRLV – Certifiado de Registro e Licenciamento do Veículo).
Nossas adaptações e carrocerias são homologadas no Inmetro e Denatran. Para veículos 0Km a alteração no documento para “Comércio” (Food Truck) ou “Motor Casa” (Motorhome). Para adaptações e trocas de carrocerias de veículos usados os documentos dos veículos são alterados através de do CSV (Certificado de Segurança Veícular), cabendo o cliente solicitar a autorização no Detran para alteração veicular e após a transformação levar o veículo para fazer o Laudo do CSV, e por fim levar o Laudo do CSV juntamente com a nota fiscal, CAT e CCT ao Detran para finalizar a alteração no documento.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Muitos fabricantes do Brasil operam do modo ilegal, fabricando trailers e gravando número de chassis de carretinhas aberta ou fechada. Esses fabricantes geralmente omitem essa informação ao cliente, eles compram uma nota fiscal com a numeração de um fabricante de carretinhas, gravam essa numeração no trailer para que o mesmo seja emplacado e documentado ilegalmente como ‘ESP / REBOQUE / ABERTA’ ou ‘ESP / REBOQUE / FECHADA’
No documento do seu trailer no campo ‘Espécie Tipo’ o correto é estar ‘ESP / REBOQUE / TRAILER’. Veja um exemplo abaixo de um trailer fabricado por nossa empresa:
documento1

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB – LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997 – Anexo I – Dos Conceitos e Definições) é considerado trailer “reboque ou semi-reboque tipo casa, com duas, quatro, ou seis rodas, acoplado ou adaptado à traseira de automóvel ou camionete, utilizado em geral em atividades turísticas como alojamento, ou para atividades comerciais”. Sendo assim para trailers não há distinção da finalidade do uso no documento, sendo usado o mesmo termo para trailers comerciais (Food Trailers), trailers tipo casa (Utilizados para moradia ou Turismo / Camping), ou mesmo para unidades móveis, tais como trailers escritório, odontológico, consultórios e uma infinidade de usos possíveis.

No documento do seu veículo adaptado para Food Truck no campo ‘Espécie Tipo’ o correto é estar ‘ESP / CAMINHONETE / COMÉRCIO’, podendo variar a palavra CAMINHONETE dependendo do veículo. Veja um exemplo abaixo de um Food Truck adaptado por nossa empresa:
documento2

Por fim o motor casa ou motorhome, é o segundo (CTB – LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997 – Anexo I – Dos Conceitos e Definições): “veículo automotor cuja carroçaria seja fechada e destinada a alojamento, escritório, comércio ou finalidades análogas”. Nesse caso o termo “MOTOR CASA” deverá aparecer no campo “ESPÉCIE TIPO”.
Ainda que não usual, segundo o CTB, os Food Trucks também podem ser documentados como “MOTOR CASA”.

Vantagens de ter um trailer ou veículo transformado/adaptado devidamente legalizado:
• Você não terá risco de ter seu veículo apreendido e/ou receber multa por irregularidades no documento.
• Você não terá problemas na transferência do veículo, pois o mesmo irá passar no Laudo de Transferência.
• Você não irá correr o risco de seu trailer ficar sem CRLV e placa.
• Mais segurança, pois para homologação os projetos técnicos são assinados por um engenheiro responsável e é realizado testes de qualidade e segurança veicular.
• Muitas cidades exigem que os documentos dos veículos estejam regulares para liberação de funcionamento. Alguns eventos fechados também exigem que os veículos sejam legalizados.
• Veículos devidamente regularizados possuem melhor valor de mercado e melhor preço na revenda em relação a veículos com documentação irregular.

Como evitar comprar um trailer ilegal:
• Exija a apresentação do CAT e do CCT ao fabricante antes de fechar a encomenda.
• Sempre exija nota fiscal do produto que está adquirindo, emitida pelo fabricante do seu produto.
• Sempre consulte o CNPJ ou confira o Contrato Social da empresa para saber se ela não está atuando fora de seu ramo do CNAE.
Site para consulta: http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp
Código correto para fabricação de trailers:
CÓDIGO E DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA PRINCIPAL (Ou Secundária).
29.30-1-03 – Fabricação de cabines, carrocerias e reboques para outros veículos automotores, exceto caminhões e ônibus.

Obs.: O Denatran exige que no contrato social esteja especificado a atividade econômica durante o processo de liberação do CAT, logo a empresa que não tiver essa especificação no CNPJ provavelmente não possui CAT.

detran-inmetro

Back to top