Perguntas Frenquentes

Tire suas dúvidas com nossas questões abaixo.

1) Preciso de categoria ‘E’ na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para rebocar um trailer?
Tabela de Correspondência e Prevalência das Categorias.

categorias

2) Como faço para emplacar meu trailer?
Nossos trailers saem de fábrica com nota fiscal e o número do chassi gravado e cadastrado no sistema no Denatran. Quando retirar o trailer da fábrica é necessário que procure um despachante ou Detran na cidade de emplacamento, levando a nota fiscal do trailer para que o mesmo receba o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), e a placa de identificação.

3) Se eu transformar meu veículo em um food truck, preciso alterar o documento do veículo?
Caso ocorram modificações que alterem as características veiculares na carroceria para Comércio deverá proceder com alteração na “ESPÉCIE TIPO” no documento do veículo. Por exemplo: A colocação de uma carroceria sob chassi ou a alteração da carroceria de um veículo.
Mas nem todo veículo utilizado para comércio é um veículo de carroceria comércio. Como exemplo as tradicionais Towners de hot-dogs que utilizam kits na traseira de seus veículos não necessitam alteração no documento, pois não há alteração nas características veiculares, sendo o kit apenas uma carga no porta-malas.

4) Como faço para conseguir liberação da prefeitura para trabalhar de forma itinerante ou em ponto fixo?
As normas variam de cidade para cidade, portanto o empreendedor deverá consultar as normas junto à prefeitura da sua cidade.

5) Qual carro preciso para rebocar um trailer?

O CMT (Capacidade Máxima de Tração) do veículo automotor deverá ser igual ou superior ao PBT (Peso Bruto Total) do trailer, consulte o manual do seu veículo a capacidade máxima de tração para reboques sem freio e com freio. O engate do veículo também deve ser homologado e possui Capacidade Máxima acima do PBT do trailer.
Em geral carros de passeio de menor porte conseguem rebocar apenas os modelos menores e mais leves, para modelos de médio a grande porte geralmente são utilizados veículos 4×4 com engates adequados para uma carga maior.

6) Trailers utilizam a mesma placa do carro?
Não, os trailers possuem placa e documento individual.

7) Como são feitas as instalações de gás nos veículos.
A Clau-Her trailers não executa instalações de gás, cabendo ao cliente contratar um profissional especializado na área que faça emissão de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e projeto das instalações. Recomendamos que faça as ligações de acordo com as normas de segurança da NBR e do Corpo de Bombeiros. Caso for utilizar botijões de gás no seu trailer lembre-se de incluir algum modelo de abrigo para gás. Oferecemos dois modelos de abrigo para gás, sendo o primeiro modelo o abrigo no engate, com ventilação total pela base, e o segundo modelo o abrigo embutido na parede com grades de ventilação e isolamento interno.

8) Em relação a entrega, como faço para receber o trailer em minha residência?

A Clau-Her Trailers não se responsabiliza pela entrega. Podemos indicar uma empresa que possa fazer o serviço de transporte do trailer, o valor é a parte, sendo acertado diretamente com a transportadora. Ou você pode contratar uma transportadora de sua preferência.

Back to top